Curso de Mineração: Graduação Técnica com Certificação

Você pode até não se dar conta, mas grande parte dos produtos que utilizamos possui em sua composição minérios, e um dos profissionais que trabalha em mineradoras é justamente o técnico em Mineração. No Senai é possível encontrar o curso técnico em Mineração, e tanto jovens como adultos podem profissionalizar-se nesta área para atuar em mineradoras. Saiba tudo sobre esse excelente curso.

O profissional que é formado em Técnico em Mineração poderá atuar no setor de planejamento e controle de áreas de mineração, topografias e na coordenação de equipes de trabalho nas diversas atividades de apoio de equipes de produção. Além disso, podem também poderá trabalhar em empresas fornecedoras de insumos e serviços de mineração, como topografia, desmonte de rochas, fornecimento de explosivos e ferramentas, entre outros.

Se você ficou interessado por esta área de atuação profissional, leia o artigo de hoje, pois preparamos um conteúdo completo sobre as principais informações que você precisar saber sobre o curso técnico em Mineração do Senai e para facilitar ainda mais a sua vida, criamos um passo a passo mostrando como deve ser feita inscrição do curso junto ao site do Senai. As vagas são limitadas, faça já sua inscrição no curso Técnico em Mineração.

Curso de Graduação Técnica – Inscrição

O processo de inscrição no curso técnico em Mineração do Senai é totalmente gratuito e ocorre em diversas regiões do Brasil, tendo o número de vagas e ofertas semestrais que variam de polo para polo.

Para realizar a sua inscrição no curso técnico em Mineração do Senai, siga o passo a passo abaixo:

curso técnico em mineração

Passo 1: Acesse www.mundosenai.com.br;


Passo 2: Na seção Matrículas, clique na cidade do seu interesse;


Passo 3: Clique no botão de compra ou se inscreva para concorrer uma bolsa;


Passo 4: Faça o login ou cadastro se necessário;


Passo 5: Finalize sua inscrição.


Leia também:

Requisitos

Os pré-requisitosdefinidos pelo Senai e que são necessários para realizar a matrícula no curso técnico em Mineração são os seguintes:

  • Possuir no mínimo 16 anos de idade completos até a data da matrícula;
  • Possuir escolaridade mínima de Ensino Médio Completo ou pelo menos estar cursando o 2º ano desta modalidade da educação básica.

Conteúdo Oferecido no Curso Técnico em Mineração

curso técnico em mineração

O curso técnico em Mineração do Senai possui uma lista de conteúdos bastante ampla e focada em todos os procedimentos e técnicas necessárias para uma formação qualificada como técnico em mineração.

Os conteúdos programáticos trabalhados ao longo do curso são desenvolvidos a partir de diferentes níveis:

Nível Básico: neste nível os alunos aprendem conceitos sobre comunicação e informação, quais são os fundamentos da matemática e preceitos sobre qualidade, saúde, meio ambiente e segurança.


Nível Introdutório: os alunos estudam sobre mineralogia, geologia geral, química aplicada e topografia aplicada à mineração.


Nível Específico I: os conteúdos estudados envolvem como deve ser feito o desenvolvimento de uma mina e lavra e como fazer pesquisa mineral.


Nível Específico II:este nível está voltado a mostrar aos alunos como é feito o tratamento do minério, a movimentação do produto final e quais são as principais noções de manutenção.


Nível Específico III: esse módulo trabalha com gestão de processos operacionais e gestão de pessoas.


A carga horária total do curso de Mineração do Senai é de 1.200 horas, sendo 130h destinadas ao nível básico, 320h ao nível introdutório, 320h específico I, 310h de específico II e 120h de específico III.

Sobre o Curso Técnico em Mineração

curso técnico em mineração

Este curso foi desenvolvido pelo Senai com o objeto de executar e supervisionar ações de pesquisa mineral, lavra e tratamento de minérios, bem como a movimentação da produção final, seguindo normas técnicas ambientais de segurança, de saúde e de higiene no trabalho.

Além disso, através deste curso o aluno tem acesso a aprendizagens e práticas voltadas para extração e exploração de recursos minerais tais como o ferro, manganês, titânio, cobre e platina.

O aluno também estuda geologia e aprende as principais técnicas para monitorar o solo, subsolo, rochas e minas. Também compreende como são feitos os sistemas de transporte, transformação e distribuição destes recursos.

Aproveite esta oportunidade de profissionalização e realize a sua inscrição agora mesmo junto ao site do Senai.

Em pouco tempo você terá o seu diploma de técnico em Mineração do Senai em mãos e estará devidamente qualificado para adentrar o mercado de trabalho e será um profissional de sucesso! Não perca esta chance!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *