Curso de Metalúrgico: Graduação Técnica com Certificação

A área industrial é sem sombra de dúvidas, um dos setores que mais empregam no Brasil. Pensando justamente nas demandas existentes no setor industrial, é que o Senai, criou o curso de Metalúrgico, voltado para formação e qualificação de profissionais. Saiba tudo sobre esse excelente curso.

A metalurgia é considerada como uma ciência da extração, transformação e aplicação de materiais metálicos, tais como o ferro, prata e bronze. Para poder trabalhar nesta área, o profissional metalúrgico precisa ter amplo conhecimento sobre este segmento e é por isso que a profissionalização torna-se tão importante.

Se você deseja adentrar o mercado de trabalho ou especializar-se ainda mais na área de metalurgia, realize a sua inscrição no curso de metalúrgico , seguindo o nosso passo a passo presente no artigo de hoje e seja um profissional de sucesso. As vagas são limitadas, se inscreva no Curso de Metalúrgico.

Curso de Graduação Técnica – Inscrição

O processo de inscrição no curso de metalúrgico do Senai é simples e totalmente gratuito e ocorre em diversas regiões do Brasil, tendo o número de vagas e ofertas semestrais que variam de polo para polo.

Para realizar a sua inscrição no curso de metalúrgico do Senai, siga o passo a passo abaixo:

curso de metalúrgico

Passo 1: Acesse www.mundosenai.com.br;


Passo 2: Na seção Matrículas, clique na cidade do seu interesse;


Passo 3: Clique no botão de compra ou se inscreva para concorrer uma bolsa;


Passo 4: Faça o login ou cadastro se necessário;


Passo 5: Finalize sua inscrição.


Leia também:

Requisitos

Os pré-requisitos necessários para realizar matrícula no curso de metalúrgico do Senai são os seguintes:

  • Possuir no mínimo 16 anos de idade completos até a data da matrícula;
  • Possuir a escolaridade mínima de Ensino Fundamental Completo.

Conteúdo Oferecido no Curso Técnico em Metalurgia

curso de metalúrgico

O curso de Metalurgia do Senai possui uma lista de conteúdos bastante ampla e focada em todos os procedimentos e técnicas necessárias para uma formação qualificada como metalúrgico.

Os conteúdos programáticos trabalhados ao longo do curso são desenvolvidos a partir de diferentes níveis:

  • Nível introdutório: neste nível os alunos aprenderão sobre os principais fundamentos de comunicação QSMS e os fundamentos de metrologia e de desenho aplicados à Metalurgia.

  • Nível Específico I: os alunos terão contato neste nível com os processos de obtenção de metais e os processos de transformação de metais ferrosos e não ferrosos.

  • Nível Específico II: este nível está focado em mostrar aos alunos como funciona a gestão e controle de processos de soldagem, de corte térmico e de fundição.

  • Nível Específico III:estudo acerca de metalurgia do pó, gestão de processos de conformação mecânica dos metais e gestão de processo de usinagem.

  • Nível Específico IV: estudo sobre com funciona o tratamento térmico dos metais e das superfícies.

Além disso, o curso também buscará mostrar como o profissional de metalurgia deve controlar a execução dos processos metalúrgicos de transformação térmica e de transformação mecânica de materiais ferrosos e não ferrosos e dos processos metalúrgicos de tratamento dos metais e suas ligas.

O aluno de metalurgia também aprenderá a respeitar os procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança e de meio ambiente.

A duração do curso de metalurgia do Senai é de 1.320 horas e o aluno aprenderá do básico ao específico tudo o que é preciso saber sobre teoria e prática da metalurgia.

Sobre o Curso Técnico em Metalurgia

curso de metalúrgico

Este curso foi desenvolvido pelo Senai tendo como principal objetivo mostrar e capacitar os seus alunos acerca de como deve ser realizada a gestão de cada uma das etapas de obtenção e de transformação dos metais.

Em síntese, o curso de Metalurgia fará com que os técnicos em formação nesta área aprendam como deve ser feito o planejamento, operacionalização e controle de processos de obtenção e transformação de metais e ligas.

O aluno estudará procedimento e técnicas para extração, fabricação, fundição e tratamento de matérias primas.

Com este tipo de formação, o metalúrgico poderá trabalhar em indústrias tais como as siderúrgicas, setor automobilístico, naval, petrolífero e de extração de benefícios de minérios.

Agora que você acessou a todas as informações pertinentes ao curso de metalúrgico do Senai, aproveite esta oportunidade de qualificação profissional e seja um profissional metalúrgico de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *