Curso de Instrumentista Industrial: Graduação Técnica com Certificação

Todo setor industrial precisa realizar mediação e controle de processos para que a empresa possa gerar os melhores resultados possíveis, no que tange a utilização de recursos, máquinas, performance, rentabilidade, proteção meio ambiental e segurança. Como a demanda por profissionais qualificados na área de instrumentação é uma constante nas indústrias, o Senai criou o curso de Instrumentista Industrial. Saiba tudo sobre esse excelente curso.

O profissional que trabalha na área de instrumentação do setor industrial é denominado de instrumentista industrial e fica encarregado de configurar medidores e indicadores para que mostrem, fechem, abram, transmitam, acendam, apaguem, entre outras funções.

Se essa área lhe chamou a atenção e você está procurando uma profissionalização de qualidade, procure o polo Senai mais próximo de você através do passo a passo que iremos mostrar no artigo de hoje. As vagas são limitadas, faça já a sua inscrição no curso de Instrumentista Industrial.

Curso de Graduação Técnica – Inscrição

O processo de inscrição no curso de Instrumentista Industrial do Senai é simples e totalmente gratuito e ocorre em diversas regiões do Brasil, tendo o número de vagas e ofertas semestrais que variam de polo para polo.

Abaixo iremos ensinar a realizar a inscrição no curso de acordo com as vagas disponíveis em São Paulo. Confira:

curso de instrumentista industrial

Passo 1: Acesse www.sp.senai.br;


Passo 2: Na seção Matrículas, clique na cidade do seu interesse;


Passo 3: Clique no botão de compra ou se inscreva para concorrer uma bolsa;


Passo 4: Faça o login ou cadastro se necessário;


Passo 5: Finalize sua inscrição.


Leia também:

Requisitos

Os pré-requisitos necessários para realizar matrícula no curso de Instrumentista Industrial do Senai são os seguintes:

  • Possuir no mínimo 16 anos de idade completos até a data da matrícula;

Conteúdo Oferecido pelo Curso de Instrumentista Industrial

curso de instrumentista industrial

O curso de Instrumentista Industrial do Senai proporciona aos seus alunos o amplo acesso a todos os saberes e práticas necessários para a plena e eficaz atuação como instrumentista do setor industrial.

Veja a seguir quais são as unidades curriculares do curso e os níveis de estudo desenvolvidos pelo Senai:

  • Nível Introdutório: o aluno estudará neste nível acerca dos principais fundamentos de comunicação e expressão aplicados à instrumentação. Também aprenderá sobre os fundamentos físicos e matemáticos aplicados à Instrumentação e uma iniciação sobre a área de Instrumentação em geral.

  • Nível Específico I: neste momento de aprendizagem, os alunos que estão se profissionalizando em instrumentação industrial irão estudar acerca de como são realizadas as calibrações de instrumentos de medição e controle, também verão como é feita a programação de instrumentos de medição e controle e a instalação dos instrumentos de medição e controle.

  • Nível Específico II: neste nível o aluno tem acesso a como deve ser realizada a manutenção de sistemas de instrumentação.

A carga horária do curso é de 400 horas, tendo uma subdivisão de conteúdos divididos em níveis e número de horas para cada um deles. O aluno terá, portanto, 110 horas de introdução à área, 170 horas de conteúdos de nível específico I e 120 horas de conteúdos de nível específico II.

Sobre o Curso de Instrumentista Industrial

curso de instrumentista industrial

Este curso foi criado pelo Senai com a finalidade de proporcionar aos jovens e adultos que desejam inserir-se no mercado de trabalho, uma qualificação profissional completa na área de instrumentação industrial.

Neste curso, o aluno aprende tudo que precisa ser feito no que tange a instalação, calibração, montagem e manutenção de instrumentos utilizados nos processos de transformação e automação industrial. Além disso, o aluno também terá contato com os saberes e prática voltados para o uso correto de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas para diferentes segmentos.

De modo geral, o curso de instrumentista industrial do Senai objetiva realizar a instrumentação do controle de processos de automação, e também, a sua manutenção, seguindo à risca os requisitos técnicos de qualidade, de saúde, higiene e segurança e de meio ambiente.

Vimos ao longo deste artigo todas as informações relacionadas ao curso de Instrumentista Industrial do Senai e também, como você pode realizar a sua inscrição no curso.

Não perca esta oportunidade de adentrar o mercado de trabalho, atuando em uma das áreas mais promissores e com grandes chances de empregabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *