Curso de Bombeiro Civil: Graduação Profissionalizante com Certificação

Todos sabem a importância de termos profissionais bombeiros qualificados para atuarem em atividades de risco e atendimento de emergências, e esses profissionais devem estar sempre de prontidão diante de qualquer demanda emergencial da sociedade. Foi pensando na importância desta área de atuação, que o Senac (Serviço Nacional Aprendizagem Comercial) criou o curso de Bombeiro Civil.

Este curso está entre os mais procurados no Senac, pois muitas empresas contratam bombeiros civis terceirizados para as suas corporações, por necessitarem de mão de obra operacional para fins emergenciais e de prevenção de riscos. Além disso, também existe a possibilidade de trabalhar como servidor público, o que amplia o interesse das pessoas por esta área profissional.

No artigo de hoje, iremos trazer mais detalhes sobre esta área de atuação, juntamente com um passo a passo para ajudar aquelas pessoas que desejam inscrever-se no curso. Aproveite essa oportunidade, realize sua inscrição para o curso de Bombeiro Civil!

Curso de Graduação Profissional – Inscrição


Dentre os inúmeros cursos oferecidos pelo Senac, temos os chamados cursos livres, nos quais encontra-se o curso de Bombeiro.

Para que possa se inscrever pela internet, iremos ensinar a realizar a inscrição no curso, de acordo com as vagas disponíveis em São Paulo. Confira:

curso de bombeiro civil

Passo 1: Acesse www.sp.senac.br;


Passo 2: Na seção Matrículas, clique na cidade do seu interesse


Passo 3: Clique no botão de compra ou se inscreva para concorrer uma bolsa


Passo 4: Faça o login ou cadastro se necessário


Passo 5: Finalize sua inscrição


Leia também:

Requisitos

Para que os interessados no curso de Bombeiro Civil do Senac possam fazer suas matrículas será necessário preencher os seguintes pré-requisitos:

  • O candidato deverá ter no mínimo 18 anos de idade no ato da inscrição;
  • Ter concluído o Ensino Fundamental I;
  • Ter sido aprovado em exame médico estando apto para a atividade de bombeiro civil.
  • O atestado médico deve ter sido emitido no máximo 60 dias antes do início do curso.

Conteúdo oferecido no Curso de Bombeiro Civil

curso de bombeiro civil

O curso de Bombeiro Civil do Senac prevê tanto aulas teóricas quanto práticas e possui as seguintes unidades curriculares em seu programa:

  • Realização de procedimentos de prevenção e combate a incêndios;
  • Utilização de equipamentos de combate a incêndios e auxiliares;
  • Realização de atividades operacionais de Bombeiro Civil;
  • Utilização e Operação de equipamentos de proteção individual e respiratória (EPI e EPR);
  • Realização de salvamento terrestre;
  • Atuação em situações com produtos perigosos;
  • Realização de primeiros socorros;
  • Realização de análise de riscos em diferentes plantas.

Sobre o Curso de Bombeiro Civil do Senac

curso de bombeiro civil

O profissional formado na área de bombeiro civil através do Senac é capacitado para identificar riscos de incêndios e de acidentes com produtos perigosos, utilizando-se de ferramentas de análise, no intuito de minimizá-los ou eliminá-los.

Além disso, o curso prepara o aluno para inspeção e teste regular de equipamentos de combate a incêndios, verificação de locais de risco, rotas de fuga, responder chamadas de emergência, regularização da edificação ou área de risco e realização de técnicas de primeiros socorros.

A carga horária do curso de Bombeiro Civil do Senac é de 210 horas, e para ganhar certificação, o aluno deve ter, no mínimo, 80% de aproveitamento em todas as unidades curriculares.

Como vimos, os bombeiros civis exercem um papel muito importante na sociedade, no que tange segurança e proteção.

Fazer o curso de bombeiro civil do Senac é o primeiro grande passo para que você possa obter um currículo qualificado e assim poder empregar-se com facilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *