Curso de Automação Industrial: Graduação Técnica com Certificação

Se você é uma pessoa que gosta de tecnologia e possui alguma afinidade pela área das Ciências Exatas, o curso de Automação Industrial pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho que você tanto aguardava. Veja agora mesmo tudo sobre o excelente Curso de Automação Industrial Senai.

Para quem não sabe, uma pessoa que se forma nesta área tem à sua disposição um campo de atuação bastante vasto, podendo trabalhar em indústrias automobilísticas, alimentícias, metalúrgicas, petroquímicas, químicas, entre outros.

Se esse curso lhe chamou a atenção, confira o nosso artigo de hoje, pois iremos apresentar maiores informações sobre o ele e como você poderá realizar a sua inscrição, profissionalizando-se em uma das áreas mais promissoras da atualidade. As vagas são limitadas, faça sua inscrição no Curso de Automação Industrial!

Curso de Graduação Técnica – Inscrição

Caso você esteja interessado em realizar a sua inscrição no curso de Automação Industrial do Senai, nós iremos lhe mostrar a seguir, um passo a passo para facilitar a sua vida.

Abaixo iremos ensinar a realizar a inscrição no curso de acordo com as vagas disponíveis em São Paulo. Confira:

curso de automação industrial

Passo 1: Acesse o site do Senai;


Passo 2: No botão laranja ao lado, clique em Inscreva-se;


Passo 3: Caso já seja o cadastrado, digite CPF e senha;


Passo 4: Clique em Entrar.


Leia também:

Requisitos

Os pré-requisitos são lançados a partir de editais disponibilizados quando há vagas para inserção no curso. Leia sempre com bastante atenção ao edital para não correr o risco de perder a sua chance de profissionalização.

Conteúdo Oferecido pelo Curso de Automação Industrial do Senai

curso de automação industrial

O curso de Automação Industrial do Senai possui a seguinte grade de conteúdos programáticos:

  • Fundamentos de Instrumentação: neste módulo o aluno aprenderá sobre os sistemas de instrumentação, processos industriais, como medir pressão, nível, temperatura, vazão, instrumentação analítica, elementos finais de controle, documentação técnica, equipamentos de proteção, descrição, relatório e apresentação em multimídia.

  • Fundamentos de eletrônica: neste módulo tem acesso aos instrumentos de este e medição, aprende sobre energia elétrica, componentes eletrônicos, sistemas de medição eletrônica analógica e digital, comandos elétricos, eletropneumáticos e eletro-hidráulicos.

  • Desenhos de sistemas de instrumentação: nesta fase o aluno aprende como fazer desenhos técnicos, controle de imagem, quais são os elementos da geometria, hachuras, textos, dimensionamentos, impressão por plotagem, utilização de biblioteca, símbolos de instrumentação e perspectiva isométrica, entre outros.

  • Sistemas de Controle: o aluno tem acesso aos principais tipos de controle de processos, controladores, métodos de identificação de parâmetros, estratégias de controle, critérios de qualidade de controle, técnicas de sintonia e documentação técnica.

  • Instalação de Sistemas de Instrumentação: este módulo é voltado para os sistemas de instrumentação, controladores lógicos programáveis, elementos finais de controle, instrumentos de controle e registro, área classificada, instrumentos, ferramentas manuais, conexões e acessórios, segurança e meio ambiente, documentação técnica, planejamento, liderança e solução de problemas.

  • Confiabilidade Metrológica: neste módulo o aluno tem contato com as normas, vocabulário internacional de Metrologia, sistema internacional de unidades, padrões de calibração, estatística básica, entre outros.

  • Sistemas digitais: tecnologia de comunicação digital, configuração de instrumentos, redes industriais, controladores lógicos programáveis, sistema supervisório e documentação técnica.

  • Manutenção de sistemas de instrumentação: acesso a como fazer manutenção, segurança e meio ambiente, documentação técnica, métodos de manutenção, planejamento, matriz e softwares de gestão da manutenção.

  • Projetos de sistemas de instrumentação: este último módulo do curso de Automação Industrial do Senai envolve a criação de projetos, passando pelas etapas de planejamento, desenvolvimento e apresentação da proposta de projeto realizada pelo aluno.

Sobre o Curso de Automação Industrial do Senai

curso de automação industrial

Este curso foi desenvolvido pelo Senai tendo como principal objetivo,  habilitar adequadamente profissionais para implementar e manter sistemas de instrumentação e controle em processos industriais e elaborar projetos desses sistemas, atentando-se as normas técnicas vigentes, tanto ambientais, como de saúde e segurança do trabalho.

A carga horária deste curso é de 1.500 horas e o aluno é considerado aprovado a partir do momento que obtêm bom rendimento em todos os conteúdos trabalhados ao longo do curso.

Como vimos, o curso de Automação industrial do Senai é um curso que possibilita uma formação completa e ampla, capacitando os alunos para adentrarem o mercado de trabalho com facilidade e garantindo que sejam profissionais eficientes e bem preparados para as exigências dessa área de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *